As vantagens de comprar seu imóvel
Voltar para o blog

As vantagens de comprar seu imóvel

Encontrar o melhor lugar para morar é uma necessidade básica que buscamos e quase sempre encontramos dificuldades na busca do imóvel ideal, o que nos leva a dúvida entre alugar ou comprar.

Afim de ajudar nesse dilema, preparamos este artigo com as vantagens de comprar um imóvel. Confira!


As vantagens de comprar seu imóvel


O locação de um imóvel é uma alternativa muito utilizada por quem precisa rapidamente de uma moradia e não tem o dinheiro suficiente para comprar

um imóvel. Contudo, essa condição tem que ser encarada como uma fase de transição até a compra do seu próprio imóvel.


É muito importante pensar em deixar de ser locatário.

Comprar uma casa pode trazer muitos benefícios para sua vida. Como listaremos abaixo.


* Um gasto a menos

Quando você se livra do aluguel, as economias pessoais e da família começam a ficar mais saudáveis, uma vez que elas deixam de serem usadas para esse fim e podem ser aplicadas em outras coisas. Ou seja, quem opta pela compra do imóvel próprio pode substituir um gasto mensal por um investimento seguro.


* Investimento Seguro

Aplicar dinheiro em imóveis é uma opção segura e que apresenta ótimas possibilidades de valorização.

Existem diversas opções de investimento seguros, como a Caderneta de Poupança entre outros, mas que não apresentam uma rentabilidade tão compensadora, colocando o imóvel entre as melhores alternativas de investimentos.

Considerando que o mercado imobiliário é bastante concorrido e está em constante processo de movimentação, quem compra um imóvel, sempre verá seu dinheiro investido valorizar. Com o passar do tempo e a crescente procura por moradias, é comum os preços dos imóveis aumentarem.


* Adquirir um patrimônio

Uma das grandes preocupações das pessoas precavidas é conseguir formar um patrimônio consistente e que permita maior tranquilidade no futuro. Não há dúvidas de que possuir o seu imóvel é uma segurança, uma vez que se trata de um patrimônio considerável.


* Segurança para a família

Uma das principais desvantagens do aluguel é a incerteza que surge com a aproximação do fim do contrato. Por mais que o morador esteja instalado e confortavelmente adaptado ao espaço, existe a possibilidade de que o locador mude os termos do contrato ou até mesmo exija o imóvel de volta.

Além disso, eventuais problemas que imponham algum tipo de manutenção vão sempre envolver locador, locatário e imobiliária, exigindo diálogo e boa vontade de todas as partes.

A confiabilidade que a compra de um imóvel produz também dá maior segurança para família em todos os sentidos. Sob o aspecto da moradia, os familiares ficam mais tranquilos.


* Mais liberdade

Possibilidade de reformas e/ou outras mudanças que sejam necessárias para dar maior conforto a família.

Para transformar um imóvel em lar, o morador precisa ter a liberdade de deixá-lo com a sua cara. Ele pode conseguir isso personalizando o espaço, seja mudando a organização da cozinha, trocando o revestimento do banheiro ou colocando uma porta nova. Quando se é o dono do imóvel, essa decisão

cabe apenas a ele, mas, em casas alugadas, é preciso informar o locador e é claro, contar com o seu consentimento, o que nem sempre é possível.


* Possibilidade de financiamento

Além das parcelas previamente conhecidas, o comprador do imóvel terá amplo conhecimento de todas as cláusulas contratuais. As parcelas do financiamento são previamente conhecidas, de modo a facilitar um bom planejamento de para sua vida.


* O seu imóvel próprio consolida os vínculos

As pessoas criam vínculos com os lugares onde moram. Contudo, por ter especial importância, esse aspecto merece ser tratado com maior propriedade. Afinal, o local da moradia é onde os planos e as relações se consolidam, onde as famílias são criadas e onde as conquistas são usufruídas.

É ali também que se estruturam os laços com os lugares e com uma vizinhança.


* Não ficar refém do mercado

Mesmo que o locador opte por renovar o contrato, é muito provável que o aluguel passe por reajuste, influenciado pelas flutuações financeiras. O Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM) é a base para o reajuste do aluguel e funciona como uma espécie de inflação do mercado imobiliário. Além do IGPM, fatores como a valorização imobiliária da região e outras situações provocadas pelo mercado podem surtir no acréscimo do aluguel. Todavia, se o comprador adquirir um imóvel por consórcio, por exemplo, o plano contratado no momento da assinatura permanecerá o mesmo até a quitação, sem juros e 100% parcelado. 


E então, vamos pensar com carinho em adquirir o seu imóvel e sair do aluguel? Na Valecon Negócios Imobiliários, temos sempre a oportunidade

perfeita e o melhor negócio para você!!

Outros posts

  1. Como Proceder para Uma Rescisão de Contrato de Locação?

    Como Proceder para Uma Rescisão de Contrato de Locação?

    Como proceder para uma rescisão de contrato de locação?Neste artigo, explicarei tudo o que você precisa saber sobre rescisão de contrato de aluguel. De modo geral, a maioria dos contratos de aluguel r...

  2. COMO ENCONTRAR O IMÓVEL IDEAL PARA COMPRAR

    COMO ENCONTRAR O IMÓVEL IDEAL PARA COMPRAR

    Quais os motivos lhe influenciariam na escolha do imóvel ideal para compra?Na busca para encontrar o imóvel ideal, em tempos de mercado imobiliário aquecido, não adianta ficar sentado e esperar. É pre...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.